(61) 3042-9292

BLOCKCHAIN, SAIBA MAIS SOBRE A TECNOLOGIA QUE CONTROLA AS PRINCIPAIS TRANSAÇÕES DO MUNDO

Blockchain, o que é afinal?

O que seria essa tecnologia Blockchain? Como surgiu? Qual influência está tendo e terá no futuro? É algo bom? É confiavél? Com certeza, essas e outras perguntas têm instigado muitas pessoas. Por isso, hoje eu e você iremos desvendar e compreender um pouco mais dessa tecnologia que tem revolucionado  alguns padrões que já tínhamos como pré-estabelecidos.

A tecnologia Blockchain consiste em uma “cadeia de blocos”  que funcionam como um livro de registros, permitindo, assim, que diversos dados sejam distribuídos e, ao mesmo tempo, não sejam copiados, possibilitando que um grande número de informações, inclusive, de ordem sigilosa, possam transitar na rede em segurança.

 

Como funciona?

Nesse “livro de registros” todas as informações colocadas são de difícil alteração, como se a pessoa que escreveu utilizasse uma caneta com tinta permanente. Para explicar melhor, vamos pensar sobre a analogia utilizada por Ahiza Garcia, da CNN: 

Imagine que todas essas informações são colocadas em um talão de cheques para registro das compras e dos pagamentos, porém, extrapole esse pensamento para uma escala global onde milhares de pessoas fazem essas transações e as cópias dos registros ficam armazenadas em milhões de computadores espalhados pelo mundo. Antes que a transação seja registrada, ela deve ser verificada por cada computador. Após essa verificação, a transação é escrita com tinta permanente.

Essas transações podem ser registradas por um período definido, como, por exemplo, por 20 minutos. Depois que o registro é preenchido, ele passa a ser rotulado e grampeado com uma sequência alfanumérica exclusiva. O que caracteriza esses registros como invioláveis e imutáveis é o fato deles estarem gravados em milhões de computadores.

 

Como surgiu?

O Blockchain foi idealizado em 2008, pelo pseudônimo Satoshi Nakamoto, podendo ser este uma pessoa ou um grupo de pessoas, ainda não se sabe ao certo. Essa tecnologia foi criada quando Nakamoto desenvolveu o bitcoin (moeda digital), pois ele pretendia descentralizar o registro de criação e a distribuição de cada bitcoin de modo permanente e público. Dessa forma, o bitcoin não existiria sem a tecnologia Blockchain.

 

 

Utilização do Blockchain para além das moedas digitais

Apesar de ter sido pensado, inicialmente, para o bitcoin, as fronteiras do Blockchain se expandiram e hoje pode-se utilizar o potencial dessa tecnologia em outros âmbitos, inclusive na área do Direito, como é caso dos smarts contracts (contratos inteligentes), que são executados por si só, sem a necessidade de intermediários ou mediadores. Sobre isso, falaremos nas próximas publicações, por isso não deixe de acompanhar!

Esta é uma observação importante a fazer, algumas empresas, como IBM, Amazon e Facebook, veem grande potencial nessa tecnologia, acreditando que poderão utilizá-la em diversos âmbitos, inclusive para rastreio de mercadorias.

É por isso que um dos autores do livro “Blockchain Revolution” (Don & Alex Tapscott, 2016) afirma: “O blockchain é um livro digital incorruptível de transações econômicas que pode ser programado para registrar não apenas transações financeiras, mas virtualmente tudo de valor”. Ou seja, o Blockchain expandiu seus horizontes, indo para além do que foi pensado, e hoje pode registrar tudo que possui valor no mundo virtual.

 

Referências 

https://edition.cnn.com/2018/10/03/tech/blockchain-explainer/index.html

https://www.investinblockchain.com/what-is-blockchain-technology/

https://blockgeeks.com/guides/what-is-blockchain-technology/

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Postagens relacionadas


Deseja receber notificações do site da Banca Leão Advogados?