(61) 3042-9292

A IMPORTÂNCIA DO ADVOGADO NA ELABORAÇÃO E NA REVISÃO DE CONTRATOS

Esse artigo é feito para quem tem dúvidas quanto à importância do advogado na elaboração final de um contrato. Afinal, sabemos que a internet disponibiliza diversos modelos de todos os tipos de documentos que possamos (ou não) imaginar.  Mas será que pegar um modelo na internet é suficiente para se estar juridicamente protegido?

Diversos questionamentos podem atingir você na hora de elaborar um contrato, mas acreditamos que esta é a principal dúvida que deva ter: Eu preciso de uma assessoria especializada? Vamos descobrir.

Sem a orientação de um profissional não há como garantir que o contrato estará completo, sem margem para dupla interpretação ou para que a outra parte encontre uma lacuna da qual possa se beneficiar e não cumprir a obrigação acordada.

Dessa forma, destacamos abaixo alguns pontos positivos que podem eliminar suas dúvidas em relação à necessidade de uma orientação jurídica nesse momento importante: O fechamento de um acordo por meio de contratos. Vejamos a seguir:

ADAPTAÇÃO DO CONTRATO COM A REALIDADE DO NEGÓCIO

Um contrato feito de forma genérica, ou muito ampla, não é capaz de se enquadrar com seu negócio, pois esse contrato estará “fraco”. O contrato deve ser elaborado levando em conta a história e o contexto do negócio, serviço ou produto oferecido.

Assim, não basta pegar um modelo pronto na internet, pois cada caso deve ser analisado separadamente, ou seja, sempre que for necessário as cláusulas do contrato deverão ser adaptadas de acordo com a realidade em que o negócio se encontra, inclusive a realidade da empresa ou da pessoa física que participa do negócio.

APARANDO AS ARESTAS

O assessoramento jurídico evitará que brechas e duplas interpretações (ambiguidades) dominem o contrato.

O advogado atuará na prevenção desses erros, amarrando o contrato à concisão para que fique o mais blindado possível e não dê margem para que a outra parte use de artifícios para que não seja cumprido da forma acordada.

INDICAÇÃO DOS INSTRUMENTOS JURÍDICOS ADEQUADOS

Cada situação é diferente uma da outra quando se trata da elaboração de um contrato, por isso, é importante estudar, caso a caso, a possibilidade de utilizar determinados instrumentos jurídicos que a lei nos disponibiliza e que, com um bom profissional a frente de tudo, serão escolhidos da forma correta.

Nessa hipótese, a assessoria jurídica, além de demonstrar os instrumentos adequados, irá indicar seus efeitos na situação concreta.

Esses são apenas alguns dos principais benefícios de se ter um auxílio especializado. Não podemos esquecer que o profissional do Direito é extremamente qualificado e possui uma longa formação, de cinco anos, no mínimo, para poder te auxiliar da melhor forma. Por isso, não hesite em solicitar ajuda profissional.

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Postagens relacionadas


Deseja receber notificações do site da Banca Leão Advogados?